Ambiente

Habitat

Sabes o que quer dizer?

Por SAPO Kids, 1 de Setembro de 2009

Sabes o que quer dizer habitat?
Habitat é o local onde dorme, cresce e se alimenta uma espécie de animal ou planta.

Conheces algum habitat?
Onde é que os peixes vivem? Nos rios e mares. Onde é que as raposas, os esquilos e os coelhos-bravos vivem? Nas florestas. Onde é que os ursos polares e os pinguins vivem? Nos pólos. Onde é que os camelos vivem? No deserto. Onde é que os elefantes e as girafas vivem? Na savana. Onde os percebes vivem? Nas rochas.

Há muitos habitats - os rios e os mares, as florestas, os pólos, os desertos, as savanas, as grutas, as montanhas, as rochas e muito mais...

Podem viver várias espécies de animais no mesmo habitat. Na savana vivem os elefantes, as zebras, os leões, as hienas, as girafas, ...

Eles vivem em comunidade e fazem diferentes coisas para sobreviverem. Os elefantes comem plantas e são tão grandes que nenhum animal os tenta comer. Os leões comem zebras. As girafas comem as folhas das copas das árvores. As hienas comem os restos da comida dos leões e assim deixam a savana limpinha.

Sabias que muitas plantas e animais estão em perigo? Sabes porquê?
Porque o seu habitat é destruído pelos incêndios, pela poluição, pelo corte de árvores, pela introdução de plantas ou de animais trazidos de outro pais e de outro habitat.

Sabias que estes animais e estas plantas destroem a fauna e a flora do habitat onde são introduzidos?

Em Portugal uma espécie invasora muito conhecida é a mimosa.

Outra ameaça à destruição dos habitats é o aquecimento global. Sabias que o urso Polar está em perigo porque o gelo do Pólo tem vindo a derreter cada vez mais?

Sabias que os recifes de corais são muito sensíveis à mudança de temperatura das águas?

Curiosidade: Sabias que o aumento da temperatura da água dos oceanos está a trazer peixes de águas tropicais, como pargos, às águas do Algarve? E as laminárias, algas castanhas que gostam de águas mais frias, estão a desaparecer desta região?

O habitat dá alimento, abrigo e um clima favorável ao desenvolvimento de uma determinada espécie de animal e planta.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt

 

 

Imprimir Enviar a um amigo

Aumentar fonte Diminuir fonte

MAIS coisas sobre este tema:

Parceiros

Meo Kids TMN Kids Porto Editora Natureza Brincalhona Ciência Divertida Baby First