Ambiente

Répteis

O que são?

Por SAPO Kids, 28 de Março de 2011

O que são répteis?
Os répteis têm o corpo coberto de escamas superficiais. Mas não penses que são peixes. E alguns mudam de pele, como acontece com as cobras.

Este animais respiram por pulmões e rastejam. Entre os répteis encontramos as tartarugas, as cobras e as víboras, os lagartos, os crocodilos, as osgas, os camaleões.

Os répteis são ovíparos, ou seja, eles nascem de ovos. Isto significa que o novo ser forma-se e desenvolve-se dentro de um ovo. Por exemplo, as tartarugas escavam um buraco no solo, onde põem uma grande quantidade de ovos. É verdade, muitos répteis gostam de enterrar os ovos e não cuidam deles. Os ovos são incubados pelo calor do ambiente e os recém-nascidos, quando nascem, não precisam dos cuidados dos pais. Eles estão por sua conta.

Como é que os répteis cheiram?
Os répteis cheiram pelas narinas e pelo órgão de jacobson, situado na boca. Através do constante movimento de entrada e saída da língua da boca, os répteis levam os cheiros ao órgão de jacobson que os detecta.

Os répteis são animais de sangue frio?
Sim, os répteis são animais de sangue frio. Isto quer dizer que a sua temperatura depende da temperatura ambiente.
Mas não penses que eles não precisam de calor. Os répteis precisam do calor do ambiente para fazerem a digestão, para se reproduzirem, para se aquecerem. Por isso, durante os dias frios de Inverno, os répteis hibernam.

Sabias que estes animais não são peçonhentos?

Estes animais não são peçonhentos e muitos deles nem sequer são perigosos. Os répteis têm um papel muito importante na natureza. Eles ajudam a controlar as pragas, alimentando-se dos roedores.

Curiosidades:
- Sabias que as cobras engolem as presas inteiras?

- Há lagartixas e lagartos que soltam a cauda para enganarem os predadores. Estes concentram-se na cauda e esquecem os lagartos e lagartixas que aproveitam para fugir. Mais tarde, a cauda volta a crescer.

- A tartaruga-boba está em perigo de extinção. Ela vive no Atlântico e faz migrações entre os Açores, Cabo Verde e Golfo do México.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt

Imprimir Enviar a um amigo

Aumentar fonte Diminuir fonte

Parceiros

Meo Kids TMN Kids Porto Editora Natureza Brincalhona Ciência Divertida Baby First